segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Tratamentos Psicoterapêuticos

(Na imagem Dr. Winnicott dando sequência ao atendimento psicológico de uma criança)


A partir da Psicologia e da Saúde Mental há várias possibilidades de tratamento que podem ser oferecidas para os mais diversos quadros clínicos de sofrimento psíquico. Esta variedade de tratamentos possibilita uma melhor adaptação com as exigências e necessidades de cada cliente em particular.

Isto decorre também porque um simples sintoma (tristeza, crise relacional, apatia, agitação, agressividade,insegurança, medo) geralmente faz parte de um quadro clínico complexo (depressão; distúrbios escolares, de comportamento, alimentares; transtornos invasivos; psicoses; fobias, entre outros). Tendo conhecimento disto, o psicólogo poderá oferecer a opção que trará pontual e consistente melhora no quadro clínico apresentado pelo cliente. O foco é o restabelecimento, qualidade de vida e o aprendizado a partir da crise que acomete a pessoa em seu trabalho, família, no relacionamento de casal, com amigos, no dia a dia.

Dentre as abordagens clínicas possíveis,destacamos aquelas com as quais atuamos:

Acompanhamento Psiquiátrico– é da alçada do médico psiquiatra que inicialmente fará uma avaliação diagnóstica do quadro e irá acompanhar clinicamente o paciente, verificando a necessidade de prescrição medicamentosa psicotrópica.

Psicodiagnóstico – por meio de testagem psicométrica (testes e escalas psicológicas de personalidade, avaliação cognitiva/ forense/ organizacional, neuropsicológicos, psicopedagógicos e de orientação vocacional), o profissional psicólogo pode aferir uma hipótese diagnóstica sobre o quadro clinico apresentado pelo cliente. Tal diagnóstico é posteriormente analisado e debatido com o psiquiatra e/ou demais profissionais que acompanham o quadro em questão,auxiliando no projeto terapêutico e condução medicamentosa adotada para o tratamento do quadro clínico, se necessário.

Psicoterapia Individual – Neste sentido, em nosso consultório, seguindo a linha da psicanálise. A psicoterapia (do grego psykhē – mente/alma, e therapeuein – curar/tratar) é um tipo de terapia cuja finalidade é tratar os problemas psicológicos, tais como depressão, ansiedade, impulsividade, agressividade, dificuldades de relacionamento, dificuldades no campo acadêmico-profissional, dependência química, entre outros problemas de saúde mental. É um espaço que trata dos aspectos psíquicos singulares do indivíduo. É o trabalho dos afetos, emoções, padrões e pensamentos do indivíduo que o levam a ter conseqüências negativas ou sofrimento em seu dia a dia. Com base teórica psicanalítica, muitas temáticas e questões que o individuo traz às sessões psicoterapêuticas individuais podem ser refletidas, problematizadas e reconstruídas, visando uma melhor adaptação e interação com o meio social, profissional e cultural.

Psicoterapia Familiar – é uma alternativa terapêutica que inclui todos os membros ou os principais membros do sistema familiar do cliente. Por meio do trabalho terapêutico especializado, tem como objetivo orientar, acolher e fortalecer as famílias que se deparam com questões conflitantes internas ao sistema familiar.

Psicoterapia Infantil – a partir de anterior avaliação psicodiagnóstica para verificar o quadro clínico apresentado pela criança e percebendo-se a necessidade de acompanhamento psicológico, a criança passa a ir semanalmente ao consultório para sessões de psicoterapia infantil. Estas sessões geralmente utilizam técnicas e materiais propícios para possibilitar o contato e troca com a criança, como jogos, brinquedos, dinâmicas lúdicas - por isto é muitas vezes chamada pelo nome de Ludoterapia.

Acompanhamento Terapêutico (A.T.) – é um trabalho diferenciado em que o terapeuta acompanha o paciente nas mais diversas tarefas e atividades externas. O A.T. é uma opção de tratamento à pacientes com grave sofrimento psíquico. É um recurso de reinclusão social cada vez mais utilizado no campo da saúde mental. Como clínica de articulação, objetiva o alívio do sofrimento por meio do contorno dado em atividades sociais, culturais, assim como a interrelação e a reinserção na realidade. Seu “setting” se dá no espaço público, fora das instituições convencionais de tratamento. O A.T. participa da reconstrução simbólica do sujeito após o desencadeamento da crise e, inserido numa equipe de trabalho multiprofissional (Psiquiatra, Psicanalista, Terapeuta Ocupacional,  entre outros), participa da construção de projetos terapêuticos singulares para cada paciente.

Atividades Terapêuticas de Grupo (Terapia em grupo ou Grupos Operativos) – Funcionam a partir da formação de um grupo de pacientes que debatem, refletem determinada temáticas com a coordenação de um psicólogo e, ou profissional de saúde mental. As atividades em grupo possibilitam a formação de laço social e retiram o paciente de seu isolamento e embotamento afetivo, possibilitando uma vida mais ativa.Os grupos, voltados para todos os tipos de patologias ou dificuldades psíquicas, trabalham a interação social, a reflexão a partir do relato do outro, a empatia e a autoestima. Os psicoterapeutas da Vitória Régia Consultório Psicologia desenvolvem grupos de projetos, de passeio e outros temas específicos. Tais grupos são reunidos no espaço do consultório ou fora deste, tendo duração de uma a duas horas. A experiência com atividades externas, como o resgate das relações interpessoais, mostra-se cada vez mais eficaz, abreviando o tempo de tratamento e o sofrimento psíquico típico de quadros psiquiátricos.

Avaliação e Orientação Vocacional - para jovens e/ou adultos em dúvidas ou dificuldades referentes às escolhas profissionais, de carreira e acadêmicas.  Atualmente, com as constantes mudanças no mercado de trabalho, devido à complexidade e diversificações das funções, a extinção de algumas áreas de atuação e a criação de novas, as pessoas precisam, cada vez mais, desenvolver habilidades e aptidões para atenderem aos próprios interesses e estarem atualizados frente a demanda profissional.  A finalidade da Orientação Vocacional é avaliar, analisar, esclarecer e informar o Cliente que busca tal abordagem e orientação, às suas áreas de interesses, aptidões específicas e gerais. Revela tendências e habilidades em área ou campos de trabalho. O objetivo da Orientação Vocacional é associar esses campos e sugerir caminhos ou tendências profissionais, que possam estar mais próximas das possibilidades, capacidades e interesses do Cliente. A Orientação Vocacional pode proporcionar ao Cliente uma forma de resolver o "dilema" diante deste momento de decisão.

Terapia de Casais - Relacionamentos são complicados. Casais têm problemas. Alguns, poucos; outros, muitos. Na verdade, o diálogo franco e desprovido de rancores é sempre uma boa alternativa para elucidar dúvidas e resolver questões que podem ameaçar a boa convivência entre os parceiros. Ou seja, a comunicação fluida. No entanto, em determinadas situações, principalmente naquelas em que, aparentemente, ninguém enxerga uma saída, é necessário o auxílio de um profissional especializado. O terapeuta vai auxiliar, principalmente por meio de perguntas, para clarear as situações, focar nas questões, e fazer fluir a troca entre o casal. Fazer a comunicação acontecer novamente, sabendo que haverão diferenças e que estas não precisam ser o fim da relação. Podem coexistir, com o devido reconhecimento, paciência, respeito e crescimento.


Supervisão Clinica - Com estudantes e profissionais atuantes nas áreas da saúde mental. O processo de supervisão clínica é essencial para o desenvolvimento de repertórios profissionais que são necessários para a realização do trabalho terapêutico. A importância desse processo é ainda mais explícita durante a graduação, quando os alunos de Psicologia, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Psiquiatria, e outras áreas da saúde mental têm o primeiro contato com a clínica e com as demandas variadas e intensas provenientes do público em sofrimento e angústia.



 Sobre o Consultório de Psicologia

Vitória Régia Consultório de Psicologia está voltada ao tratamento psicoterapêutico e à reabilitação psicossocial de pessoas em sofrimento psíquico. 

Atuamos no tratamento de pacientes com quadros depressivos, ansiosos, psicóticos, distúrbios neuróticos, alimentares e fobias. Também atendemos em consultório pessoas com problemas de relacionamento, dificuldades no meio familiar e conflitos, problemas no meio  acadêmico - profissional.

No caso de pacientes psiquiátricos, propomos formas de tratamento em regime aberto, ou seja, não trabalhamos com internação, mas com abordagens que permitam a reinclusão e reabilitação psicossocial de nossos clientes. Acreditamos na reabilitação psicossocial de pacientes psiquiátricos e atuamos para torná-la efetiva.

Tendo em vista o rompimento dos vínculos profissionais e familiares que esses quadros acarretam, buscamos por meios de atividades terapêuticas, propiciar a remissão dos sintomas agudos, bem como a reinserção social destes clientes.

Isto se faz por meio de uma avaliação inicial, com a qual elaboramos um projeto individualizado, considerando as características pessoais e psicopatológicas dos pacientes, buscando assim recuperar e fortalecer aspectos saudáveis destes indivíduos.

Trabalhamos com Grupos Terapêuticos internos e externos, Palestras voltadas para empresas e escolas, Acompanhamento Terapêutico, Terapia Familiar e Psicoterapia Individual.

Contamos com o acompanhamento de colegas psiquiatras que atuam junto ao paciente quanto à avaliação psiquiátrica periódica e prescrição psicotrópica adequada.


Psicólogos e Psicanalistas responsáveis: 

Adeilson Rogério da Silva
CRP: 06/591204

René Schubert
CRP:06/65624

Nenhum comentário:

Postar um comentário